quinta-feira, 8 de junho de 2017

Ônibus túnel gera polêmica na China e consequentemente é abortado

Durou pouco a euforia pelo mais revolucionário transporte coletivo do mundo: O Stradding Bus, que também chamado de "Ônibus Túnel" e que no projeto original era conhecido como TEB (Ônibus Elevado de Trânsito, em inglês). Falamos dele em outra postagem deste blogue. Uma enorme polêmica envolveu o projeto e o protótipo acabou abandonado.

A mídia local começou a questionar o projeto, observando limitações e acusando o projeto de ser uma armação para gerar dinheiro ilegalmente. O que se sabe é que os testes ocorreram numa pequena área com apenas 300 metros e especialistas atentam que tais eram insuficientes para mostrar as vantagens do projeto.

Alegam que o tipo de transportes não está adaptado para as características de várias estradas e que o projeto é baixo demais para os tipos de veículos que rodam na China. A fama de maus motoristas dada aos chineses também preocupou. Afinal, quem conduzirá o enorme veículo?

O projeto ficou abandonado na pista de testes, colocada ao lado de uma estrada, limitando a sua largura. Motoristas reclamam que o projeto virou um "elefante branco" a atrapalhar o transito na localidade. O projeto será revisado e o resultado da revisão apresentado em 2018.

Uma pena que este projeto tenha rendido tanta polêmica. Eu gostei dele. Tomara que não desistam e aperfeiçoem o projeto, observando o maior número de condições possíveis.

Enquanto isso, o BRT carioca está sendo um estrondoso fracasso. Não passando de um projeto de 40 anos atrás caracterizado por um articulado comum a andar superlotado em trajetos mal bolados. Ninguém da mídia se levantou para reclamar. Parece que a mídia, comumente aliada com interesses de patrocinadores, adora projetos ruins e detesta boas ideias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.