domingo, 30 de abril de 2017

Belas aquisições para Niterói

Hoje vou falar como entusiasta, mas sem deixar de lado a minha condição de usuário. Duas grandes novidades estão chegando para Niterói e a curto prazo poderei ver pessoalmente e registrar com fotos próprias. Para esta postagem, utilizo fotos de outros entusiastas, Marcus Perez Correa e Matheus Henrique, manifestando meu respeito através da preservação dos créditos.

A primeira novidade é a renovação da Transoceânico, através de sua divisão, a "Fortaleza", que estava sem renovar desde 2013 (as outras divisões da Transoceânico continuavam renovando). A novidade ficou por conta da variação de carroceria e chassis, recebendo cerca de 5 Neobus Mega Plus com chassis Mercedes Benz. A empresa era freguesa da CAIO e montava seus ônibus sobre chassis Volkswagen. 

Os carros da Transoceânico vem equipados com ar condicionado e o seu elevador para deficientes é um pouco diferente, com uma porta pequena embaixo da porta do meio, em folha única, de onde sai o equipamento para a montagem do elevador, que é montado e desmontado, sem prejudicar o espaço interno do ônibus. Os carros estarão reservados para a linha 53 (Viradouro-Centro) e devem substituir os Busscar Ecoss de uma porta e sem elevador, comprados quando eu ainda morava em Salvador.

Parceira da Marcopolo durante décadas, Mauá compra CAIO

A outra novidade, apesar de não envolver mudança de chassis, é ainda mais impactante. A Mauá, tradicional compradora da Marcopolo, a ponto de criar. junto com a encarroçadora. uma versão popular para o Viale, modelo que saiu de cena ano retrasado, chega agora com seus primeiros CAIO Apache Vip IV, mantendo o chassis Mercedes 1721 das últimas aquisições.

Apesar da empresa ser gonçalense, a linha a receber os carros é a que liga o centro de Niterói ao centro do Rio, a 101, provavelmente transferindo os Torinos 2014 para os setores SG/Rio (Méier e Campo Grade), que deverão perder os últimos Viales encerrando de vez a presença da estimada carroceria na empresa.

A última vez que a Mauá comprou CAIO foi nos anos 70, na verdade recebendo carros das empresas que comprou, como a Expresso Alcântara (que servia as linhas SG/Rio que mencionei) e a Floresta (das linhas para Amendoeira e Jóquei). Eram modelos da Bela Vista e da Gabriela II. Há uma foto de um Mauá municipal com o primeiro modelo, alterado com máscara de Gabriela.

Como eu disse, estas duas aquisições serão vistas por mim pessoalmente a curto prazo e poderei fazer fotos próprias delas. Agradeço a Marcus e Matheus por terem feito tais registros dessas grandes novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.