quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O Ônibus-túnel

Para quem acha que o quase quarentão BRT e suas vias exclusivas representam o futuro do transporte coletivo, se deu mal, quebrou a cara. Alguém teve a ideia de fazer algo muito melhor que as vias exclusivas de articulados que viraram o axioma do transporte em nosso país.

Uma revolução do transporte está para se iniciar na China. Foi lançado o projeto de um ônibus enorme, com a largura de duas faixas de trânsito e que permite que carros continuem trafegando embaixo dele. É o ônibus-túnel.

Consiste de um veículo alto, com duas laterais e um vão abaixo, parecendo um túnel. Aliás é um túnel. Um túnel móvel que carrega passageiros. E que passageiros. O salão reservado a eles é bem amplo, cabendo uma quantidade bem grande de passageiros, que entram no veículo por meio de estações que lembram as de um metrô de superfície.

Além disso, o veículo possui sensores que impedem batidas embaixo do "túnel" e a entrada de veículos mais altos. Com isso impede acidentes.

Esse transporte é uma ótima ideia que já está começando a ser posta em prática na China. A longo/médio prazo já deverá estar rodando. Não há previsão se outros países irão utilizar o transporte.

Que os barões do transporte não se iludem com vias exclusivas, BRT's & CIA.. O ônibus-túnel é a verdadeira solução para qualquer problema na área de transportes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.